Laboratório de Análise Clinica IBCM – Uma história de bons serviços

O Laboratório de Análises e Pesquisas Clínicas da Instituição Beneficente Coronel Massot, com sede em Porto Alegre , na Rua Barão do Triunfo nº 175, atende aos servidores públicos com IPE e servidores da Brigada Militar.
Como colaboradora me sinto realizada em ter a oportunidade de desempenhar atividades que vão além da prevenção e promoção da saúde, se entrelaçam com o campo da Responsabilidade Social/ Ambiental. Essas ações só são possíveis com a colaboração de nossa Diretoria, em especial o Sr. Presidente Daniel Lopes dos Santos, que sempre nos incentiva e apoia na promoção desses ideais.
Nosso combustível é o respeito e a satisfação de cada associado, é isso que impulsiona nosso crescimento.
A equipe do laboratório é formada por 21 colaboradores:
(5) Bioquímicos
(7) Administrativos
(8) Auxiliares de Laboratório
O Laboratório da IBCM está inscrito no Conselho de Classe(Conselho Regional de Farmácia) sob o nº 3911. Participamos de dois programas externos de controle de qualidade: o Programa Nacional de Controle de Qualidade(PNCQ) o qual vem obtendo avaliação anual de Excelência na realização das Análises, e do Controle Interlaboratorial patrocinado pelo Laboratório Álvaro, com sede no Paraná.
Com todas as ferramentas e diferenciais competitivos disponíveis e incrementados constantemente, o Laboratório continua conquistando a credibilidade e confiança dos seus clientes. É o reconhecimento que a organização conquistou, resultante de uma política de qualidade forte, pautada na excelência dos seus resultados.
O maior bem ativo do Laboratório é o capital humano. Várias ações são desenvolvidas para aperfeiçoar o conhecimento técnico de nossos profissionais através de treinamentos, palestras educativas e participação em cursos e congressos.
O Laboratório de forma ética, preocupado com o passivo social nacional e com o meio ambiente, faz a diferença no meio comunitário e promove o desenvolvimento social e tecnológico. Desenvolvemos o PGRSS(Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde) de acordo com a RDC 306, preocupados com o fluxo de resíduos gerados e exposição de seus colaboradores.
No Ano de 2007 o Laboratório passou por uma reforma para se adequar as exigências da Vigilância Sanitária, ampliou espaço físico das salas de coletas e recepção.
Para o adequado desempenho dos equipamentos e reagentes preparados para as análises, foi adquirido uma unidade de geração de água purificada (central de tratamento de água reagente) com capacidade para 2.400 litros/hora, produzindo água – tipo I.
Contamos com uma logística que garante rapidez e segurança no transporte de amostras do posto de coleta da Clínica Cap Elcy Dorneles(Partenon) para a Sede(Laboratório) em conformidade com o Regulamento Técnico (RDC 302). A logística foi criada com o objetivo de suprir as necessidades dos clientes que residem nesta região.
Com ampla visão e crescimento acelerado, o Laboratório expandiu sua atuação, conquistando novas parcerias ,realizando um trabalho integrado com suas células de Apoio que são o Laboratório Álvaro e o Laboratório Endocrimeta. O sistema ganha a cada dia mais rapidez na resposta às necessidades dos clientes, obtida através da combinação de gerenciamento integrado.
Uma boa estratégia corporativa envolve várias etapas, desenvolvendo assim uma logística eficaz, com diferenciais que vão desde a contratação de profissionais altamente qualificados até um sistema automatizado de recuperação de amostras. Outros diferenciais são: uma câmara para soroteca com capacidade para 2.400 tubos amostra, estantes diferenciadas para acondicionamento de amostras biológicas, rastreabilidade completa da amostra, envio de material biológico aos laboratórios conveniados(apoio) através de caixas térmicas e marcadores de temperatura, de acordo com Regulamentação RDC 302.
Em 2011 o Laboratório realizou 169.440 exames representando uma receita de R$ 771.465,33.
Responsabilidade Social- Promovemos campahas com a finalidade de promoção e prevenção da Saúde.
Possuimos convênios com entidades de ensino, PUC, Escola Técnica Definitivo, Escola Técnica do Hospital de Clínicas e IPA onde oferecemos campo de estágio curricular para as áreas Técnicas e Administrativas com o objetivo de trocarmos experiências e estreitarmos os laços com o meio acadêmico.
Possuímos automação nos setores de Imunologia, Bioquímica e Hematologia e realizamos mensalmente de 15 a 17 mil exames.
Utilizamos métodos clássicos de análise Bacteriológica de diversos espécimes clínicos utilizando materiais e insumos de excelente procedência garantindo assim a qualidade de nossos resultados.
Apoio ao diagnóstico através do estudo das células sangüíneas (Hematologia) utilizando método automatizado e análise microscópica clássica. Recentemente instalamos um modernos equipamento para hematologia que fornece 26 parâmetros e exame citológico diferencial parcial utilizando as tecnologias de citoquímica, citometria, fotometria e impedância.
O setor de Bioquímica da IBCM possui equipamentos modernos e profissionais treinados para realizarem exames, que são ferramentas importantes para auxiliar o corpo Clínico no diagnóstico e acompanhamento do tratamento. Contamos com dois equipamentos automatizados (Cobas Mira Plus- Roche – e BS 200 – Mindray –), este último adquirido recentemente. Cada um realiza 200 testes/hora.
O setor de Imunologia além de técnicas manuais conta com um equipamento automatizado moderno, da linha Cobas (Cobas E411) que reúne um conjunto de inovações tecnológicas para avaliação da Tireoide, Fertilidade, Anemia, Diabetes, Marcadores Tumorais e Doenças Infecciosas.
Há quase 90 anos o Laboratório Clínico vem fornecendo resultados para auxiliar no diagnóstico de seus associados.
Ao longo desse tempo as certificações do sistema de qualidade revelam os padrões de seriedade na realização dos exames.
O PNCQ - Programa Nacional de Controle de Qualidade – atualmente vem avaliando como Excelente os exames realizados em nosso Laboratório. Estes resultados confirmam que a dedicação, o investimento em capacitação de nosso quadro de profissionais, a ampliação e adequação de nossas instalações, além de investimentos na aquisição de equipamentos de última geração garantem ao nosso laboratório excelente padrão de qualidade em análises clínicas.
Essas ações permitiram um crescimento na demanda dos exames sendo necessário implantar a divisão de apoio, possibilitando a realização de parcerias(convênios) com outros laboratórios em diferentes regiões do país, para suprirem as necessidades dos nossos associados.
Marlene Kappke
Chefe Administrativa do LAC
E
Alessandro da Silva, Farm-Bioq. Resp. Técnico

URL curta: http://www.ibcmbm.com.br/ibcm/?p=233

Publicado por em mai 21 2012. Arquivado em SAÚDE E PREVENÇÃO, TODOS OS DESTAQUES. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackbacks a esta entrada

Deixe uma Resposta

Imagens

120x600 ad code [Inner pages]
Por Laboratorio Web Sites